Buscar conhecimentos

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

c. 40000 a.C.

Xamanismo

Origem desconhecida

Tradição mágico-religiosa constituída por um praticante que faz contato com espíritos

O xamanismo é a tradição mágico-religiosa construída em torno da figura do xamã, e é um fenômeno tanto ancestral (datando de ao menos 40 mil anos atrás) quanto global. A maior parte da arte mais antiga do mundo - a pintura rupestre O feiticeiro na França, por exemplo - é xamânica, e a maior parte dos textos mais antigos no mundo - como às práticas xamânicas, como a necromancia (entrar em contato com os espíritos dos mortos). A palavra xamã deriva da palavra tungue saman, que denota um "sacerdote" ou pessoa - homem ou mulher - que, em um estado alterado de consciência (como um transe ou uma alucinação induzida por algum psicotrópico), contata o mundo dos espíritos para obter ajuda.
      Embora as características específicas do xamanismo variem dependendo da cultura em que são praticadas (o xintoísmo japonês é diferente do xamanismo africano, por exemplo), todas as tradições xamânicas compartilham quatro características básicas. Primeiramente, o xamã é visto como o intermediário entre o mundo humano e o mundo dos espíritos. Em segundo lugar, o xamã só se torna tal intermediário sendo escolhido pelos espíritos e realizando determinados rituais, como o tocar de um tambor. Em terceiro lugar, em seu estado alterado de consciência, o xamã e capaz de perguntar aos espíritos como curar determinadas doenças ou o que o porvir reserva (previsão do futuro). E, por último, o xamã é responsável por perpetuar a tradição mágico-religiosa recontando mitos e histórias sagradas.
      Algumas religiões posterioresm como as abraâmicas, se opuseram às práticas xamânicas. A oposição não se dava tanto pelas práticas em si (a figura do xamã é muito similar à do profeta ou à do sacerdote), mas devido à compreensão de que o xamã obtinha seus poderes de maneira errada, através tanto de espíritos bons quanto ruins. Ainda assim o xamanismo permanece até hoje, sendo uma das tradições religiosas mais antigas do mundo. AB

Retirado do livro 1001 IDEIAS  Que Mudaram Nossa Forma de Pensar

Nenhum comentário:

Postar um comentário