Estatuetas mesolíticas esculpidas
Origem desconhecida
Desenvolvimento da escultura e da representação material de ideias humanas abstratas
Um dos grandes desenvolvimentos do período mesolítico
(10000 a 4000 a.C.) foi a proliferação de estatuetas esculpi-
das em forma humana ou animal. Embora a escultura figu-
rativa não fosse desconhecida antes do início desse perío-
do - a Vênus, de Willendorf, por exemplo, uma estatueta de
11 centímetros em calcário descoberta na Áustria em 1908,
data de aproximadamente 24000 a.C. -, a maior parte das
esculturas era exclusivamente utilitária (potes sem adorno
e copos para beber).
A primeira destas efígies foi confeccionada no Japão
durante o período Jomon, mais ou menos durante o Perío-
do Mesolítico. A cerâmica Jomon foi feita sem o uso de
rodas de olaria (criadas por volta de 4500 a.C.), moldando
camadas finas e arredondadas de argila molhada nas formas
desejadas e então queimando-as em fornos em temperatu-
ra média. A palavra Jomon significa "marcas de cordas". A ola-
ria do período Jomon começou com simples jarras e potes,
e mais tarde surgiram estatuetas conhecidas como dogu.
As efígies dogu já existiam por volta de 15000 a.C. Elas
são ocas e feitas de argila, geralmente tendo o verme-
lho como cor dominante. A maior parte mede entre 10
e 30 cm de altura e representa figuras femininas com o
corpo moldado em forma de ampulheta, rostos longos
e olhos grandes (muitas das quais parecem estar usando
óculos). Algumas das mulheres são representadas grávi-
das, com abdomens protuberantes, cobertos com estam-
pas avermelhadas. Acredita-se que estas fossem símbolos
de fertilidade.
Em 1986, as ruínas de um templo mesolítico de cerca
de 10000 a.C. foram descobertas nos arredores de Sanliur-
fa, no sudeste da Turquia. Dentro havia estatuetas criadas
no oitavo milênio antes de Cristo representando huma-
nos sem cabeça e com genitais protuberantes, juntamente
com efigies de corças, raposas, porcos, escorpiões, cobras,
cegonhas e lobos. Pesquisadores que estudaram as escul-
turas sugeriram que, em vez de importantes símbolos cul-
turais ou religiosos, conforme previamente imaginado, as
obras podiam ter sido simplesmente brinquedos. GL
Retirado do Livro 1001 Ideias Que Mudaran Nossa Forma de Pensar
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