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quarta-feira, 14 de junho de 2017

Matemática

c. 3000 a.C.

Matemática

Egito antigo

Representação simbólica de ideias numéricas abstratas

A habilidade humana de formular e usar conceitos mate-
máticos provavelmente antecede os registros históricos,
visto que questões como mensuração, tamanho e quan-
tidade sempre foram de interesse prático, assim como a
habilidade de contar. Artefatos pré-históricos de até de 30000
a.C., embora em si não sirvam de evidências de conceitos
matemáticos consolidados, indicam até certo ponto que
as pessoas estavam fazendo marcas ou registros em tenta-
tivas de contar ou quantificar.
   Hieróglifos datados de 3000 a.C. evidenciam que os
egípcios já usavam numerais, enquanto papiros cuja data é
estimada em 2000 a.C. são alguns dos textos matemáticos
conhecidos mais antigos ainda existentes. Nada sobrevi-
veu para documentar até que ponto os egípcios realmen-
te compreendiam conceitos matemáticos, mas civilizações
indianas parecem ter usado padrões geométricos já em
2600 a.C. Matemáticos chineses parecem ter se desenvol-
vido independentemente, com o texto matemático chinês
mais antigo surgindo por volta de 300 a.C.
   Ao mesmo tempo que a matemática é vital para o pro-
gresso humano, ela também pode ser pouco prática. Todo
conceito matemático é "apenas" uma abstração, mas, por
meio da forma abstrata de conceitos, a matemática possi-
bilita respostas e deduções que não são restritas pelas rea-
lidades do mundo natural. A matemática, portanto, é uma
disciplina, ciência e linguagem que cria uma ponte entre
o mundo do pensamento ou dos conceitos e a realidade
cotidiana da existência humana. É uma ponte que atraves-
samos constantemente para calcular, medir e resolver mui-
tos dos problemas que enfrentamos. MT

Retirado do Livro 1001 Ideias Que Mudaram Nossa Forma de Pensar / Editora Sextante

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