Buscar conhecimentos

quarta-feira, 21 de março de 2018

Mito do dilúvio

c. 2150 a.C.

Mito do dilúvio

Mesopotâmia

Crença de que um dilúvio foi enviado como punição contra os humanos

A maior parte das civilizações antigas tem algum mito envolvendo dilúvios que relata, com semelhanças notáveis, como Deus ou os deuses enviaram, como punição, uma enorme inundação para destruir os humanos. Uma narrativa suméria de 2150 a.C. é o registro escrito mais antigo de um mito do dilúvio, embora o relato bíblico seja o mais detalhado. Em todas as versões do mito, a divindade fica irada pelas ações dos humanos recém-criados. Uma enchente é então enviada para destruir todos aqueles que caíram no desgosto divino, mas em todos os casos existe um homem excepcional que é alertado da destruição vindoura e instruído a construir um barco para sobreviver ao massacre. Na maior parte dos casos o homem leva sua família a bordo, junto com um par de todas as espécies de animais que estariam no caminho destrutivo da enchente. Uma vez que a ira divina cessa e as águas do dilúvio recuam, os humanos agradecem à divindade e então repovoam a terra destruída.
    Embora alguns vejam este mito como o relato histórico de um evento que afetou o mundo inteiro, essa não é necessariamente a melhor interpretação. Frases descritivas como "e as águas cobriram todas as montanhas" provavelmente são apenas hipérboles, sugerindo que, embora a semelhança global dos mitos torne algum evento histórico original um tanto provável, seria mais sensato pensar no evento, tanto textual quanto cientificamente, como uma inundação local - talvez no Oriente Próximo.
     Qualquer que seja o caso, o mito do dilúvio consistentemente inspirou a crença em alguma forma superior. O arco-íris que se segue à enchente fornece um símbolo poderoso da justiça divina (na punição dos malfeitores) e do amor (os penitentes são poupados). AB 

Retirado do Livro 1001 IDEIAS Que Mudaram Nossa Forma de Pensar / Editora Sextante

Um comentário:

  1. A narrativa do Diluvio aparece em varias culturas ainda mais antigas que a Biblia. Parece entao que se houve uma grande enchente, mas nao como a Biblia diz, o seja que Noe pegou um macho e uma femea de todas as especies de modo que nao desaparecam, mas entao como fica com os animais que nao estavam no riente como a Llama, o canguru, ornitorrinco, o peru, etc ?.
    Gostei do artigo, parabens por difundir cultura

    ResponderExcluir